19/
Dec
Médicos são considerados os profissionais mais confiáveis pela população, aponta pesquisa

Apesar de todos os problemas enfrentados diariamente na área da saúde, os brasileiros defendem a atuação dos médicos e toda a sua dedicação. É o que aponta um levantamento realizado pelo Datafolha. De acordo com a pesquisa, a categoria é encarada como a mais confiável – à frente, inclusive, de professores e bombeiros.

Para 41% dos entrevistados, a qualidade dos serviços prestados pelos médicos é afetada por condições de trabalho, em que a sobrecarga é a realidade. Também foram citados os baixos salários (33%), a corrupção na saúde (33%) e a má gestão (28%).

Ou seja, os números mostram o que o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) já reitera diariamente. A categoria não mede esforços para oferecer o atendimento que a população tanto precisa, mesmo que as condições oferecidas para isso estejam distantes das ideais.

Muitos, inclusive, trabalham meses sem nem ao menos receber por isso. Atualmente, o Sindicato possui negociações em pelo menos 15 municípios por atrasos nos salários, que atingem até dez meses.

Isso sem falar da crescente insegurança, que chega também às unidades de saúde e deixa os profissionais expostos a situações extremas. Só em 2015, foram 33 casos de violência no Estado.

Fonte: pesquisa Datafolha encomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)