01/
Dec
Pacientes esperam até sete meses por consulta com médicos especialistas

Pacientes de Jundiaí (SP) que precisam de atendimento médico esperam até sete meses para serem consultados por especialistas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Além disso, o exame de sangue, por exemplo, em alguns casos é marcado para três meses depois. Somente casos de urgência e atendimento com clínico geral ocorrem em um intervalo menor.

 

A TV TEM acompanhou o drama de alguns pacientes. De acordo com a prefeitura, 5.045 pessoas aguardam atendimento com um ortopedista e, por mês, 1,2 mil pacientes são atendidos pelos especialistas na rede municipal e outros 70 na estadual.

 

Outros 523 pacientes aguardam vaga para consulta com cardiologistas que, de acordo com a prefeitura, atendem 610 pessoas por mês. O tempo de espera por uma consulta com ginecologista chega a 60 dias.

O aposentado José Carlos da Silva está há sete meses na fila aguardando ser chamado para uma consulta com ortopedista. Com dores no joelho, ele tem evitado andar. "A gente conversa às vezes com pessoas  que estão aguardando especialistas já faz anos", conta o aposentado. Por outro lado, gestantes têm prioridade nos atendimentos diários nas UBSs. A Secretaria de Saúde de Jundiaí afirma monitorar as filas de espera por meio do sistema integrado de gestão em saúde.

 

A prefeitura informa que todos os encaminhamentos para especialistas são regulados a partir da classificação de risco de cada pacientes. Após a classificação, o paciente tem acesso à especialidade de acordo com a urgência.

 

FONTE: G1