O censo de especialidades médicas divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou que a Pediatria é a segunda especialidade médica preferida pela maioria dos médicos do país, perdendo apenas para Clínica Geral. Eles representam 11,23% dos médicos.
Porém, a distribuição de médicos exercendo a Pediatria nos estados brasileiros ainda é ruim. Há uma grande concentração nos estados mais desenvolvidos e nas capitais. Mais da metade desses profissionais, aproximadamente 55%, estão localizados na região Sudeste do país.
Esta especialidade médica é responsável pelo cuidado da saúde de crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Sua atuação compreende aspectos clínicos, preventivos e de pesquisa. O pediatra, além de tratar da saúde infantil, deve nortear as famílias sobre questões como alimentação, vacinação, aleitamento materno e prevenção de acidentes.
A Pediatria tem uma ampla área de atuação. O médico pós-graduado nesta especialidade poderá ter seu consultório, atuar em clínicas e hospitais privados e públicos, podendo também lecionar em universidades, exercer a função de pesquisador em institutos e laboratórios, coordenar unidades de saúde, ou combinar mais de uma dessas atividades. No setor público, poderá atuar em hospitais, postos de saúde, em programas como o “Médicos pelo Brasil” ou órgãos de fiscalização.
Fonte: Terra