1. PREPARE O PACIENTE:
Antes do procedimento, conscientize e esclareça oralmente o paciente das intercorrências que podem advir, tanto durante quanto após a intervenção, detalhando todas elas, especialmente as mais frequentes e graves.
A informação esclarecida evita que o paciente se surpreenda, diminuindo as chances de interpretar a intercorrência como um erro médico.
O paciente precisa ter muito claro que podem ocorrer situações indesejáveis e que fogem do controle do médico.
2. DOCUMENTE-SE:
Após explicar oralmente, solicite que o paciente leia e assine o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
As intercorrências devem ficar destacadas no texto, para chamar mesmo a atenção do paciente e tornar a sua escolha ainda mais consciente.
Outra coisa: O TCLE poderá ser fundamental para evitar um processo (pois o pcte lembrará que assinou um documento e, consequentemente, saberá que teria poucas ou nenhuma chance de ganhar um processo) e ainda poderá ser utilizado como prova na hipótese de judicialização, como um instrumento decisivo para demonstrar que o médico cumpriu com seu dever informacional.
3. TENHA UM CONTRATO COM CLÁUSULAS SOBRE O CUSTEIO DE EVENTUAIS DESPESAS:
Uma intercorrência pode gerar despesas médico-hospitalares adicionais, como novos procedimentos, diárias de internação, medicamentos, etc.
No contrato, adicione uma cláusula estabelecendo que competirá ao paciente arcar com esses gastos.
4. REGISTRE EM PRONTUÁRIO:
Especifique a intercorrência e os cuidados adotados para revertê-la. Isso prova a prudência do médico.
5. ACONTECEU A INTERCORRÊNCIA. E AGORA?
Esteja preparado para atendê-la e contorná-la o mais rápido possível.
A clínica dispunha do medicamento para reverter a intercorrência? Identificou e tratou a hemorragia? Reoperou o paciente no tempo oportuno? Atendeu as queixas do doente?
Perceba, intercorrência não é sinônimo de erro médico, mas pode se transformar caso você não a tratar com cuidado.
6. DICA ADICIONAL:
Dê plena assistência ao pcte e familiares. Seja atencioso e franco. Não empurre o problema para debaixo do tapete. Tudo o que não é dito gera dúvidas. Tenha auxilio jurídico p/ gerenciar possíveis crises.