DOCUMENTOS MÉDICOS NO MUNDO DIGITAL

DOCUMENTOS MÉDICOS NO MUNDO DIGITAL

MÉDICO, VOCÊ PRECISA SABER]

A emissão de documentos médicos no mundo digital, como atestados, receitas e relatórios, acaba sendo uma tormenta para muitos profissionais, uma vez que não sabem como proceder corretamente.

Para ajudá-los, fiz estas breves orientações:

  1. Em primeiro lugar, obtenha um certificado digital padrão ICP-Brasil (que é obrigatório), que será sua identidade no mundo eletrônico, equivalente à sua carteira de identidade e passaporte no meio físico. Assim, assinará digitalmente seus documentos (ex: receita).
  2. Para isso, procure uma Autoridade Certificadora (AC) capaz de inserir o certificado digital padrão ICP-Brasil (há 17 opções). O CFM firmou um termo de cooperação com algumas para obtenção de desconto aos médicos. (http://portal.cfm.org.br/crmdigital/)
  3. Para facilitar a emissão, utilize a “PLATAFORMA ONLINE DE PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS DIGITAIS E ATESTADOS MÉDICOS DIGITAIS” criada recentemente (23.04) pelo CFM, em conjunto com o CFF e o Instituto Nacional de Tecnologia e Informação, tudo para tornar mais acessível “a relação remota entre médico, paciente e farmacêutico, com a possibilidade de o paciente receber prescrições diretamente no celular, sem uma via em papel, e ter o documento conferido, via plataforma, diretamente no balcão da farmácia.” https://prescricaoeletronica.cfm.org.br/
  4. Assim, realize o download dos modelos de receita, atestado ou relatório no site do CFM. Posteriormente, preencha e assine digitalmente utilizando um certificado ICP Brasil por meio da ferramenta Adobe Acrobat, e envie o arquivo assinado ao seu paciente.
  5. O pct envia o arquivo à parte interessada, que valida o documento por meio do validador de documentos https://assinaturadigital.iti.gov.br.
  6. Caso seja uma receita, o farmacêutico fará a dispensação desta receita, assinando-a digitalmente e registrando-a junto ao Registro de Dispensação.

    ◼️ Conhece alguém que tenha interesse no tema, como médicos, acadêmicos de medicina e pacientes que precisam de atendimentos à distância?

    Marque-os. Provavelmente essa informação será bem-vinda.

    Fonte de pesquisa: CFM

Deixe uma resposta