Não colete dados de saúde do paciente para que terceiros ouçam.
Não faça isso na recepção ou em ambientes com outras pessoas.
A anamnese é um momento de intimidade do paciente.
Não façam perguntas em voz alta na recepção, tais como: “O Sr. está fazendo uso de algum medicamento?”, “A Sra é hipertensa ou diabética”, “O Sr. ainda faz uso de Rivotril”?, “Há quanto tempo a Sra. está de jejum”?, “O seu intestino está totalmente limpo para o exame”, “O Sr. evacuou pela manhã”?
O paciente se sente invadido e, na maior parte das vezes, por vergonha do outro, acaba omitindo informações cruciais para se submeter ao tratamento.
E vejam, essas exposições são comuns nas recepções de laboratórios de análises clínicas, radiológicas, consultórios e hospitais (com você já aconteceu?).
Em síntese, coletar dados de saúde na recepção viola o direito à intimidade e à proteção de dados pessoais.
E pode trazer danos jurídicos e administrativos ao profissional e/ou a empresa da saúde.
Quer resguardar o seu paciente, o seu patrimônio e a sua reputação?
R: Adeque sua empresa à LGPD. Crie políticas e fluxos de atendimento ao paciente.