O intuito deste post é que os médicos sem RQE tenham um direcionamento em suas postagens. Para facilitar o nosso diálogo, apontarei primeiramente quais são as vedações éticas que vocês se esbarram para, depois, apontarmos algumas soluções/alternativas para os problemas.
Problema 1 : É vedado ao médico sem RQE inserir na Bio identificações sugestivas de que possui determinada especialidade. Por exemplo: Proibido inserir nutrologia, medicina estética, dermatologia, emagrecimento, saúde sexual, e por aí vai.
Solução: Coloque o seu nome completo, a descrição “médico, o seu registro junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), contemplando a numeração e o estado relativo.
Além disso, como o Insta apenas permite colocar um único link no perfil, utilize ferramentas como o Linktree, a partir da qual é possível adicionar diversos outros links, como seu site, vídeos do YouTube, contato do WhatsApp, etc. Se desejar coloque também a sua missão, mas sem associar com determinada especialidade.
Problema 2: É proibido anunciar quando não especialista, que trata de sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas. Por exemplo, o médico que apenas posta sobre saúde ocular pode dar a entender que é oftalmologista. Já quem fala apenas de emagrecimento, pode sugerir que é endocrinologista. Isso, segundo o CFM, pode induzir o público a acreditar que o profissional fez o programa de residência médica ou a prova de títulos da AMB.
Soluções: Faça posts sobre assuntos variados, sem focar em temas específicos da especialidade X ou Y. Ex: Fale sobre os benefícios dos preenchedores em um dia. No dia seguinte informe sobre a importância do exercício físico na vida das pessoas. No outro publique sobre alimentos que favorecem a saúde ocular. No outro informe sobre campanhas, como janeiro branco e outubro rosa. Compartilhe notícias e estatísticas importantes. Você pode falar também sobre lifestyle.
Enfim, o importante é não exagerar em temas de determinada especialidade, pois o conteúdo diversificado não transmitirá ao público a falsa ideia de que é um especialista.
Entenderam a ideia?