Estava hoje a conversar com duas clientes médicas (que estão no front) sobre como a pandemia tem reforçado o comportamento humanístico dos profissionais da saúde no trato com seus pacientes.
Durante o nosso encontro, comentamos um caso recentemente noticiado, o de uma médica que desenvolveu o “Prontuário Afetivo”, vale dizer, um prontuário personalizado, para além dos registros convencionais, como nome, idade, sexo, histórico de saúde, resultados de exames, diagnóstico, evolução do quadro, etc..
Olhem que lindo. Ela pensou no história, nos valores e crenças de cada paciente, tudo para tentar amenizar as dores causadas pela doença. Para isso, contou com a ajuda de amigos e familiares dos pacientes para ajudarem a desenvolver um tratamento mais individualizado. “Gosta de música de cantoria e viola”, “torcedor fanático do Palmeiras”, “[contar que o] Palmeiras ganhou”, “gosta de barulho de água e de passarinho”, “gosta de Raul Seixas”, “gosta de música sertaneja raiz” e “cante pra ele” são algumas das mensagens que aparecem no post que a profissional fez em seu Instagram.
Parabéns a todos os profissionais da saúde que, a exemplo da Doutora Isadora Jochims, estão dando show de empatia e demonstração de respeito ao ser humano.